A educação é o único caminho: um exemplo em São José dos Basílios

Quem lê o Blogue de São José dos Basílios sabe que o prefeito João das Crianças não tem um único dia de vida mansa por aqui, mostramos todas as mazelas que infelizmente persiste na cidade. O blogue é crítico e não se furta o direito de denunciar as mazelas da fraca administração da cidade. Nós seguimos a mesma lógica. Achamos o governo municipal perdido, sem uma estratégia de comunicação decente e aparelhado pela gula interminável dos aliados do prefeito. Mas, quando João das Crianças acerta, não podemos cometer a sandice de nos voltar contra ele, nos referimos ao caso do atual Coordenador Pedagógico, que vem atuando no Programa Escola ativa com 30 professores e 13 escolas da zona rural. Portanto, não dá para fazer crítica pela crítica sem parar para refletir.
Dentro das inúmeras mudanças que ocorrem na sociedade atual, de ordem econômica, política, social, ideológica, a escola, como instituição de ensino e de práticas pedagógicas, enfrenta muitos desafios que comprometem a sua ação frente às exigências que surgem na sociedade basiliense. Assim, os profissionais, que nela trabalham, precisam estar conscientes de que os alunos devem ter uma formação cada vez mais ampla, promovendo o desenvolvimento das capacidades desses sujeitos. Para tanto, torna-se necessária a presença de um coordenador pedagógico consciente de seu papel, da importância de sua formação continuada e da equipe docente, além de manter a parceria entre pais, alunos, professores e direção.
O trabalho do Coordenador para que pudesse chegar ao que é hoje teve que passar por longas provações, que mostra que a única saída neste país e nesta cidade é sem sombra de dúvida a educação, único caminho para libertação de uma sociedade que vive oprimida, hora pela pobreza, hora pela perseguição dos poderosos que estão no poder. O coordenador teve um árduo caminho a percorrer, pois trabalhou em serviços que hoje se reserva a boa parte das pessoas que não tiveram oportunidade de estudar como é o caso dos vendedores ambulantes, mas, que sempre teve em mente que a educação é o único caminho, tanto que hoje dispõe de inúmeros cursos de especialização na área pedagógica.

Encontro dos professores para capacitação

Encontro dos professores para capacitação

Embora nos correntes dias a preocupação com a educação não esteja como uma das principais prioridades no Brasil, principalmente quando observamos com certa preocupação e amargura quando vemos que a cidade pode ser detentora de significativas reservas de gás natural e outros combustíveis de origem fóssia, porque não estão sendo implementadas nem a nível estadual tão pouco municipal, estrategias ou politicas que visem a qualificação das populações locais para que possam ocupar os prováveis empregos na área petrolífera, uma vez que em toda esta grande Bacia do Rio Parnaíba há grande probabilidade de ter enormes reservas, o Estado do Piauí o qual sempre ironizávamos já está implantando em toda região da referida bacia cursos na área petrolífera, já o Maranhão como sempre mergulha na má gestão e continua sem implementar absolutamente nada na área, isso só um breve exemplo. Toda essa situação poderia e pode mudar com com gestos que deem preferência aos projetos educacionais mais amplos na cidade.
Considerando a função formadora, o coordenador precisa programar as ações que viabilizem a formação do grupo para qualificação continuada desses sujeitos, ou seja os professores basilienses. Consequentemente, conduzindo mudanças dentro da sala de aula e na dinâmica da escola, produzindo impacto bastante produtivo e atingindo as necessidades presentes. O coordenador já viajou quase todo país em busca de qualificação, e tem encontrado exito em sua jornada.
Assim, muitos formadores encontram na reflexão da ação, momentos riquíssimos para a formação. Isso acontece à medida que professores e coordenadores agem conjuntamente observando, discutindo e planejando, vencendo as dificuldades, expectativas e necessidades, requerendo momentos individuais e coletivos entre os membros do grupo, atingindo aos objetivos desejados. A frente de uma coordenação pedagógica importante que concentra mais de 60% das escolas da cidade de São José dos Basílios, o professor e coordenador pedagógico, busca cada dia que passa fomentar a formação dos docentes para que eles mudem suas práticas visando que os alunos sejam os principais beneficiados de tais ações. Assim, é papel do coordenador favorecer a construção de um ambiente democrático e participativo, onde se incentive a produção do conhecimento por parte da comunidade escolar, promovendo mudanças atitudinais, procedimentais e conceituais nos indivíduos.

Professor Luilson Chaves no encontro de professores para capacitação

O coordenador no encontro de professores para capacitação

Os órgãos colegiados das escolas basilienses são espaços que proporcionam essa formação à medida que a participação, o compromisso e o protagonismo de seus componentes, pais, alunos, professores, coordenação e direção, ocasionem transformações significativas nesse ambiente. Cabe ao coordenador atuar coletivamente e visualizar esses espaços como oportunidades para o desempenho das suas funções, neste sentido o coordenador pedagógico de São José dos Basílios busca a cada dia de trabalho árduo mostrar que a educação é o caminho, não só o caminho a ser seguido como também são os primeiros passos que dão na cidade para que o desenvolvimento possa chegar a cidade por meio de sua juventude consciente de seu papel na sociedade.
A cidade enfrentar muitos outros problemas de todas as envergaduras, mas, neste sentido a secretaria de educação tem acertado ao incentivar e dar todo apoio possível a frente do complexo e vital trabalho do coordenador da cidade. É deste modo que se busca o desenvolvimento da sociedade por meio da qualificação, é uma prioridade da sociedade, mais que prioridade é algo essencial para quem busca sair da pobreza, o único caminho que todos já sabem é a educação, basta querer e desejar, os mecanismos para encontrar-la virão com muito esforço.

Post-scriptum:
Este artigo só pode ser escrito porque o Coordenador e professor Luilson Chaves, nos enviou um pequeno e-mail nos relatando detalhes sobre seu trabalho na cidade de São José dos Basílios, e por excesso de modétia pediu que seu nome não figurasse na matéria. Nós só somos responsáveis por aquilo que escrevemos aqui, não pelo que as pessoas interpretarão.

Anúncios

Sobre São José dos Basílios

A equipe de autores deste blog são os(as) pacato(as) cidadãos(ãs) de São José dos Basílios que moraram/moram na cidade, mas que vivem inconformados com os desmandos que ocorrem na sociedade local, temos a pretensão de ser advogados do povo desfavorecido e que oferecem este espaço para informar os leitores locais, maranhenses e brasileiros sobre atualidades locais e regionais, fatos noticiosos que geralmente não são divulgados na grande mídia do clã Sarney.
Esse post foi publicado em Cidade, Início - Principal e marcado , . Guardar link permanente.

28 respostas para A educação é o único caminho: um exemplo em São José dos Basílios

  1. AS FAMILIAS BASILIENSES disse:

    Esse é sem sombra de duvidas um grande guerreiro, é uma honra para nossa cidade termos ele como NOSSO coordenador, ele merece todos os elogios que um profissional capacitado pode merecer, não se deixa levar pelas opniões alheias e nem deixa corromper-se por atos politicos, pois tem suas proprias convicções, sendo que uma delas é mudar a educação de nosso municipio e mudar pra melhor é claro!! Luilson desejo a você todas as maravilhas que Deus dá aos seus….E que esse Deus te ilumine sempre.Em nome de todos os basilienses MUITO OBRIGADA E PARABENS PELO EXCELENTE TRABALHO…..!!!!

    • Como foi dito, não fazemos oposição por oposição, algo infantil, sempre que a gestão acertar iremos aplaudir de pé, e com a escolha deste coordenador houve um acerto, por isso é digno de ser lembrado por nós, mostrando seu importante trabalho…Somos gratos pela participação…

  2. ANDER disse:

    Parabéns pela matéria.

  3. Maria de Jesus Souza disse:

    Conheço o Luilson de longa data, sei de sua grande capacidade, por ser um pessoa dedicada ao que faz, afinal de contas ele veio de baixo, é uma pessoa humilde que não nega suas origens, tão pouco deixa ser levados por desejos insanos, parabéns continue com seu trabalho que é importante para que o Maranhão se desenvolva.

  4. DANILO disse:

    “O trabalho do Coordenador para que pudesse chegar ao que é hoje teve que passar por longas provações..

    Meus caros colegas amigos leitores, neste texto acima pode-se perceber que o trabalho do coordenador é um sucesso, quanto na verdade ele deixa a desejar muito. Digo isso por que sendo pai de aluno, eu percebi que ele em algumas palavras se dizia “NÓS VAMOS FAZER UM NOVO JOÃO FIGUEIREDO”, escola que o mesmo iniciou o seu trabalho, mas que no ano seguinte ele saíu, será porque meus caros leitores isso aconteceu? Já que a mudança aconteceria? A transformação também.

    O que eu quero afirmar é que ele sempre deixa a desejar. O mesmo deveria esta mais presente na escola, no acompanhamento do planejamento escolar e nas praticas educacionais.

  5. DANILO disse:

    Espero que tenha sucesso…. LUILSON

    • Realmente tem gente que comenta sem ao menos saber se quer interpretar um pequeno texto, foi dito que o coordenador em questão assumiu o trabalho de 13 escolas na zona rural, como se sabe, nem sempre se dispõe de grande autonomia para o seu trabalho, contudo só é possivel fazer o que está ao mero alcance… A perfeição é uma dádiva que só pertence aos deuses…

    • amor disse:

      Desejo parabéns pela simplicidade do Luilson que acima de tudo vem trabalhando pela educação de São José que pena que algumas pessoas são tão pequenas e não são iguias a ele simples, inteligente e lindo.

  6. PEDRO disse:

    O COORDENADOR LUILSON FEZ UM OTIMO TRABALHO DENTRO DA UNIDADE DE ENSINO JOÃO FIGUEIREDO E ASSIM MESMO ELE NÃO ERA O DIRETOR, QUE PENA QUE VC DANILO NÃO TENHA CONHECIMENTO DO TRABALHO , EU ESTUDEI EM 2009 E CONCERTEZA FOI A MELHOR EPOCA DESSA ESCOLA.

  7. ALUNA disse:

    Senhor Danilo eu estava presente na escola durante o ano de 2009 e sei o quanto aquela escola foi trasnformada pelas idéas e trabalhos desenvolvidos pelo atual Coordenador Professor Luilson, talvez esse seu comentario é pq seu filho foi un que ficou reprovado e se vc era um bom pai esteve presente nas reuniões entre pais e mestre que duarnte o ano foi realizada dentro da gestão do Coordenador.

  8. Professora disse:

    Eu sou professora dessa escola e sei que durante o ano de 2009 foi o melhor ano , pois tinhamos sim planejamentos , reuniões e formaçoes, No ano de 2009 a escola tinha disciplina, regras e que todos anos docestes e discentes tinhamos o apoio do Luilson, que nos orientava nos trablahos pedagogicos.

  9. beleza disse:

    Caro Danilo, você como pai deveria esta mais atento a vida escolar do seu filho, ja que na sua opnião o fato do coordenador Luilsin não ser “perfeito” tenha prejudicado o desempenho do mesmo. Saiba que sempre a equipe da secretaria procura fazer o possível para melhorrar a Educação desta cidade é uma pena que existam basilienses como você que nã tem capacidade para avalir um bom trabalho.

  10. Já está mais que comprovado que quem diz o que quer, ouve o que não quer, que o diga esse tal de Danilo… Somos gratos a todos pela participação…

  11. Carlos disse:

    Olá , gostaria de fala meu pensamento sobre o Coordenador em questão , o trabalho dele foi e é um trabalho voltado para o desenvolvimento da educação de são josé , e ele saiu da unidade de Ensino pra assumir um programa escola ativa como as 13 escolas da zona rural. E o mesmo vem desenvolvendo o acompanhemento do ensino fundamnetal regular. Desejo que as familias de São José dos Basilios possa pelo menos falar um abrigado

  12. zayanne barros disse:

    A educação é sim uma porta de entrada para um mundo moderno e civilizado,e é necessario que cada pessoa envolvida na mesma se doe de forma espontãnia para fazermos de são josé dos basilios uma cidade melhor e feliz para se viver.Eu como moradora dessa cidade agradeço muito a cada pessoa que se disponibiliza para fazer da mesma um lar para todos.Lembrando aos cidadãos que em vez de criticarmo devemos pelo menos ter feito algo para contribui.

  13. FERNANDO SABINO disse:

    A educação de nosso município precisa melhorar, e para isso é mais que necessário que a família esteja envolvida no processo educacional. Até por que os Professores, Diretores, Coordenador e o Secretário de Educação, não farão nada sozinho, a luta a árdua, mas “quem luta tem vitória”.

    ” Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda” (PAULO FREIRE)

  14. Vida disse:

    Gostaria muito que todas as escola de São José tivesse um uma pessoas como o Coordenador Luilson, pois as escolas estaria no caminho certo. Sou do interior e vejo a mundaça despois que o Luilson vem encontrado-se com os professores a formação e o acompanhamento esta sim contribuindo na educação da zona rural. Obrigado Luilson

  15. Maria disse:

    As pessoas de são Jose vê sim o grande serviço desse menino que não mistura politicagem com educação, Ele trabalho e transformau sim o João Figueiredo pois ele trabalho não somente o conteúdo , mas observamos o os alunos era melhores em educação quando o Luilson estava lá. A escola tinha aula todos os dias e o melhor tinha disciplina.

    • Betovem disse:

      Sou do inteiro também mas em 2009 estive estudado em São Jose, no João Figueiredo e sei o quanto o Professor Luilson trablhou na quela escola e uma das coisas positivas que tinhamos era os conselhos deles sobre a vida e a necessidade de estuda, o professor Luilson trabalhava com a gente por meio da conversa .

  16. Veridiana disse:

    Olá meus amigo de são José , que pena que tem pessoa como Danilo que não sabe o que falar, pode ate que não esteja tudo bem na educação, porém amigo devemos olhar o grande serviço desse Coordenador Luilson Chaves basta observa os comentarios acima o quanto esse Coordenador tem uma popularidade positiva, que mostra que seu trabalhou é bom, veja o Gestor joão da Cruz esta de parabéns pela Pessoa e o trabalho do Luilson afrente do programa Escola Ativ a.

  17. Adalberto disse:

    conheço esse professor Luilson e sei o quanto o seu trabalho esta voltado para o melhor.E em todos os anos ainda não teve um coordenador igual a ele.

  18. VIRGINIA disse:

    amigos falo com convicção pois sou professora do Centro educ. João figueiredo e acompanhei de perto o trabalho do coordendor Luilson Chaves, pois o mesmo que sempre usava a frase faremos um novo joão figeiredo, no ano seguinte correu com sela. voltando atrás do que disse. No início do ano letivo fez uma reunião e disse que um de seus primeiros compromissos com a educação era elaborar o Projeto Político pedagógico da Escola que como todos sabem joão figueiredo não possui. Não fez. Começou o projeto do Gestar com os professores de português e Matematica, no início disse que fariam projetos seminários apresentação de portfólios pelos professores. Ficou pelo caminho. Realmente Luilson era bom pra cobrar, mas na hora de apresentar soluções para mudar a educação Basiliense, śo tinha papo bom. na hora dos planejamentos não trazia novidades, cada professor fazia do jeito que sabe, não procurava saber se a metodologia que o professor utilizava era adequada à realidade.

    Então me pergunto se essa professora acima conhece o que é realmente o trabalho de um coordenador. Luilson pode ser um bom coordenador lá em dom Pedro, pois aqui em São José se tivesse feito o que disse que faria acredito que ainda estaria trabalhando no João Figueiredo.

    • Minha nossa, Shirra não gosta mesmo de ninguém em São José, é ótima para cobrar, mas com o tanto de compromisso que tem duvido que seja todo este pão que gosta de fobar e dizer que é!
      Destacamos aqui o trabalho dele em todo o município e não apenas em uma escola, mais uma vez este povo não sabe sequer interpretar um pequeno texto, imagina as aulas deles?

  19. AMILTON DAMASCENO disse:

    parabens profº Luilson pelo o importante trabalho q faz em São José,eu ja tive a oportunidade de presenciar a sua iluminada capacidade nas formações do programa escola ativa

  20. CAIO disse:

    GRRRRRRRRRRRAAAAAAAANDE LUILSON CHAVES. JOVEM DE CORAGEM E DETERMINAÇÃO, PUDE OBSERVAR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s