Te cuida, São José: Presa mulher acusada de mandar matar médico em Bom Jardim

Ex-mulher do clínico geral Antônio Lopes Varão – assassinado em dezembro de 2010 –, Salete Silva foi detida no terminal ferroviário do Anjo da Guarda

Por OSWALDO VIVIANI

Foi presa na noite de sexta-feira (3) Salete Silva Varão, acusada de ser a mandante do assassinato do ex-marido, o clínico geral e ex-vereador Antônio Lopes Varão, de 61 anos, ocorrido em 11 de dezembro do ano passado em Bom Jardim. De acordo com o delegado Jair de Paiva Lima, superintendente de Polícia do Interior, a prisão de Salete aconteceu às 22h40, no terminal ferroviário do Anjo da Guarda, em São Luís.

Os policiais civis que fizeram a prisão da acusada já haviam recebido a informação, por meio do Disque Denúncia, de que ela chegaria no trem da Vale, vinda de Parauapebas (sudeste do Pará), e fizeram a abordagem sem dificuldades – apesar de Salete ter mudado a cor do cabelo, de loiro para escuro, a fim de não ser reconhecida. Ontem mesmo, ela foi encaminhada ao Presídio Feminino de São Luís.

Na época do crime, Salete Silva chegou a prestar depoimento sobre a morte do médico, mas foi liberada. A polícia prosseguiu com as investigações e chegou à conclusão de que ela seria a mandante do crime. Sua prisão preventiva foi pedida à Justiça e ela desapareceu assim que o mandado de prisão foi expedido, em 3 de março passado.

Com a prisão da suposta mandante do assassinato de Antônio Varão, já são três os envolvidos no crime que estão detidos. Os outros dois são Raimundo Miranda Pires, o “Mirandinha”, de 57 anos, e Raedson Teixeira da Silva, 26.

Assassinado no plantão – O crime aconteceu na madrugada de 11 de dezembro de 2010, um sábado, no Hospital Municipal Adroaldo Alves Matos, em Bom Jardim (a 275 km de São Luís).

O médico Antônio Varão Lopes estava de plantão no hospital quando foi surpreendido por dois homens armados, se passando por pacientes, que lhe desferiram, à queima-roupa, dois tiros no rosto. A vítima morreu na hora.

Ao menos um comparsa da dupla de matadores aguardava num Fiesta branco (placa NNI 1112), no lado de fora do hospital. Surgiu na época a informação de que eram dois os homens que esperavam no Fiesta, mas isso nunca foi confirmado.

O certo é que Raimundo Miranda Pires, Raedson Teixeira da Silva e Daniel Oliveira Rodrigues – que era amante de Salete – estavam no veículo da fuga. Os criminosos primeiramente tomaram a BR-316, em direção a Santa Inês. Depois, entraram na BR-222, mas o veículo capotou em Vitória do Mearim, na chamada “curva dos crentes”.

Raimundo foi preso no local do acidente, Raedson fugiu e Daniel, ferido gravemente, foi transferido para o Hospital Clementino Moura (Socorrão 2), em São Luís, onde acabou morrendo no dia 15 de dezembro. Dois dias depois (17), Raedson Teixeira foi localizado e preso numa quitinete, na Unidade 103 da Cidade Operária. Raedson teria vendido um imóvel por R$ 4 mil e planejava fugir para o estado do Mato Grosso.

Em abril deste ano, o Disque Denúncia chegou a oferecer R$ 2 mil por informações que levassem a polícia a prender Salete Silva. A polícia acredita que o assassinato de Antônio Lopes Varão tenha sido motivado pela disputa pelos bens da vítima. Salete conviveu com o médico por 27 anos.

Vereador em Bom Jardim por quatro legislaturas, “Doutor Varão”, como era mais conhecido, nasceu em Tuntum (região central do Maranhão). Seu último mandato foi obtido nas eleições de 2004, quando ele concorreu pelo PSC e teve 800 votos. Em 2008 tentou novo mandato pelo DEM, mas não se elegeu (teve 428 votos).

Anúncios

Sobre São José dos Basílios

A equipe de autores deste blog são os(as) pacato(as) cidadãos(ãs) de São José dos Basílios que moraram/moram na cidade, mas que vivem inconformados com os desmandos que ocorrem na sociedade local, temos a pretensão de ser advogados do povo desfavorecido e que oferecem este espaço para informar os leitores locais, maranhenses e brasileiros sobre atualidades locais e regionais, fatos noticiosos que geralmente não são divulgados na grande mídia do clã Sarney.
Esse post foi publicado em Estado, Início - Principal. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s