Esperar até quando São José: TJ-MA vai estudar instalação da comarca de Joselândia

Os advogados pediram a instalação da comarca

O Tribunal de Justiça do Maranhão realizará, em 15 dias, um levantamento para estudar a  viabilidade técnica da instalação da comarca de Joselândia, criada pela Lei Complementar nº 87/2005, hoje termo judiciário de Presidente Dutra. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (6) pelo presidente da Corte, desembargador Jamil Gedeon, em reunião com o presidente da Seccional Maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Mário Macieira, e uma comitiva de advogados.

Na reunião – acompanhada pelos juízes de Presidente Dutra, Gláucia Maia (1ª vara) e Ferdinando Serejo (2ª vara) – os advogados apontaram que a instalação da comarca de Joselândia vai garantir a melhoria da prestação jurisdicional na região, onde as duas varas existentes já não respondem de forma satisfatória a significativa demanda de processos na comarca. Tramitam em Presidente Dutra 4.100 processos, sendo 2.600 na 1ª vara e 1.500 na 2ª vara.

DEMANDA – De acordo com o presidente da OAB/MA, Mário Macieira, a capacidade de prestação jurisdicional em Presidente Dutra tem sido motivo de preocupação para a entidade, vez que são constantes as manifestações de advogados apontando o congestionamento de processos, o que pode refletir negativamente no sistema judicial.

“A instalação da comarca poderá solucionar o problema da sobrecarga de processos nas duas varas da comarca de Presidente Dutra, evitando assim o retardo na aplicação da Justiça”, frisou Macieira.

O presidente do TJMA disse que vai se empenhar no sentido de atender o pleito dos advogados. “Faremos o que for possível para atender o pedido da OAB. Temos todo interesse em criar as condições necessárias para que prestação jurisdicional naquela região ocorra de maneira célere e eficiente”, ressaltou. (Foto:Handson Chagas)

Antonio Carlos de Oliveira
Assessoria de Comunicação do TJMA

Sobre São José dos Basílios

A equipe de autores deste blog são os(as) pacato(as) cidadãos(ãs) de São José dos Basílios que moraram/moram na cidade, mas que vivem inconformados com os desmandos que ocorrem na sociedade local, temos a pretensão de ser advogados do povo desfavorecido e que oferecem este espaço para informar os leitores locais, maranhenses e brasileiros sobre atualidades locais e regionais, fatos noticiosos que geralmente não são divulgados na grande mídia do clã Sarney.
Esse post foi publicado em Estado, Início - Principal e marcado . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s