‘Mancha cor-de-rosa’ chega a região de Presidente Dutra, fiquem de olhos abertos basilienses

Na madrugada do último domingo, bandidos fortemente armados e equipados abordaram seguranças e invadiram o prédio do supermercado Varejão Nordeste, localizado na Avenida José Olavo Sampaio no Centro da cidade de Presidente Dutra. A ação rápida e eficiente dos elementos não chamou a atenção de moradores da região e da polícia, uma vez que nos finais de semana a Polícia Militar concentra suas atividades na região da Avenida Tancredo Neves, onde há muitos bares e casas de shows.
O alvo principal dos bandidos era o caixa eletrônico do Banco do Brasil, instalado no interior do supermercado. Utilizando um maçarico, os elementos arrombaram o caixa e logo em seguida evadiram-se do local. Segundo informações, o caixa arrombado ainda não possui o dispositivo que colore as cédulas em caso de arrombamento ou explosão. Este foi o segundo ataque a caixas eletrônicos em Presidente Dutra.
Contudo, hoje flagramos, no Centro da cidade, comerciantes desinformados aceitando notas manchadas de cor-de-rosa, deixando de lado a recomendação da Febraban.
 A Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), emitiu nota onde orienta a população a rejeitar as cédulas que estiverem manchadas de tinta. Isto porque, boa parte dos caixas eletrônicos está equipada com um dispositivo que mancha as cédulas com tinta rosa após a explosão do terminal por ladrões de banco.
A federação informa que as cédulas manchadas estão sendo tratadas da mesma forma que as notas falsificadas. A Febraban esclarece que o dinheiro não perde seu valor, mas diz em nota publicada em seu site que as pessoas podem se recusar a receber o dinheiro marcado.
Os bancos estão orientados a reter as notas marcadas, fazer a identificação do seu portador e encaminhar as cédulas suspeitas para análise do Banco central. A Febraban e o Banco Central têm se reunido constantemente para adotar procedimentos que ajudem a coibir os roubos a terminais e dificultar o uso do produto roubado.Quem, mesmo de boa fé, aceitar uma nota manchada, ao repassá-la pode ser suspeito e até ser preso até que prove sua inocência. Nunca aceite esse tipo de nota.

Sobre São José dos Basílios

A equipe de autores deste blog são os(as) pacato(as) cidadãos(ãs) de São José dos Basílios que moraram/moram na cidade, mas que vivem inconformados com os desmandos que ocorrem na sociedade local, temos a pretensão de ser advogados do povo desfavorecido e que oferecem este espaço para informar os leitores locais, maranhenses e brasileiros sobre atualidades locais e regionais, fatos noticiosos que geralmente não são divulgados na grande mídia do clã Sarney.
Esse post foi publicado em Estado, Início - Principal e marcado . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s