Cidadãos basilienses arregaçam as mangas em busca de uma vida melhor

Lideranças comunitárias de São José dos Basílios.

Lideranças comunitárias de São José dos Basílios apoiando as ações da Cooperativa.

A Associação das quebradeiras de coco babaçu do município de São José dos Basílios é uma entidade sem fins lucrativos em atividade há mais de cinco anos , com o objetivo de gerar renda de forma social e ambientalmente sustentável para as mulheres quebradeiras de coco deste município, cujos habitantes vivem em situação de extrema carência devido o abandono dos poderes públicos.

Sua sede fica situada á 1,2 km do centro de São José, na estrada vicinal que interliga os municípios de Dom Pedro e São José, a Associação opera uma unidade de processamento do coco babaçu coletado por suas associadas e moradoras da região. Nessa unidade, instalada com recursos de doações particulares, é fabricado óleo de babaçu vendido no mercado regional. As quebradeiras também fazem de forma artesanal o sabão irmã Verônica, o resíduo (torta) é vendido a pequenos produtores locais para uso como ração animal.

A Associação mesmo sem ainda receber o subsídio da CONAB adquire as amêndoas de coco babaçu a preços superiores aos do mercado local, através das cantinas localizadas nos povoados rurais da região, e vai destinar os lucros obtidos com a venda do óleo e da ração para projetos de cunho social, educacional, ambiental e de saúde.

Para isso, pretende-se instalar novos equipamentos de produção e adquirir um veículo para coleta do coco em cidades vizinhas, cujas quebradeiras vendem a amêndoa por um preço bem mais abaixo que o do mercado.

Sociedade unida em prol de um futuro melhor, só é possível com muita organização e compromisso com o bem comum, é deste modo que a sociedade basiliense poderá finalmente começar a se desenvolver.

Anúncios

Sobre São José dos Basílios

A equipe de autores deste blog são os(as) pacato(as) cidadãos(ãs) de São José dos Basílios que moraram/moram na cidade, mas que vivem inconformados com os desmandos que ocorrem na sociedade local, temos a pretensão de ser advogados do povo desfavorecido e que oferecem este espaço para informar os leitores locais, maranhenses e brasileiros sobre atualidades locais e regionais, fatos noticiosos que geralmente não são divulgados na grande mídia do clã Sarney.
Esse post foi publicado em Cidade, Início - Principal. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s