Boa notícia para cidades da região de Presidente Dutra

IFMA ganha oito novas unidades

A presidenta da República, Dilma Rousseff, anunciou nesta terça-feira, 16, a abertura de 208 unidades dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, espalhados em todo o país. O Maranhão será beneficiado com oito novos campi, que chegarão aos municípios de São José de Ribamar, Itapecuru-Merim, Coelho Neto, Viana, Pedreiras, Grajaú, Presidente Dutra e Araioses.

Até 2012, serão implementados 88 unidades de institutos federais em 25 estados. Além disso, prefeitos assinarão termos de compromisso para a construção de 120 unidades de institutos federais em municípios dos 26 estados e no Distrito Federal. A previsão é de que todas as unidades estarão em funcionamento nos próximos três anos.

Prefeitos de 120 municípios assinam nesta terça-feira, 16, o compromisso com o governo federal de oferecer terrenos para a instalação de unidades de educação profissional em suas cidades. A concretização das novas escolas deve acontecer em 2013-2014. As 27 unidades da Federação estão contempladas: Acre (um município), Alagoas (4), Amapá (2), Amazonas (4), Bahia (9), Ceará (6), Distrito Federal (uma cidade), Espírito Santo (2), Goiás (5), Maranhão (8), Mato Grosso (3), Mato Grosso do Sul (3), Minas Gerais (6), Pará (5), Paraíba (6), Paraná (6), Pernambuco (9), Piauí (4), Rio de Janeiro (7), Rio Grande do Norte (3), Rio Grande do Sul (7), Rondônia (1), Roraima (1), Santa Catarina (3), São Paulo (8), Sergipe (4) e Tocantins (2).

A essas 120 unidades de educação profissional se somam 88 que estão em construção, com término previsto para o fim de 2012. Ao final de 2014, portanto, o país terá ganho 208 unidades de educação profissional.

Critérios – De acordo com informações do MEC, para definir o número de campi universitários e de escolas de educação profissional por estado, o governo federal orientou-se por uma série de critérios, entre os quais estão os baixos índices de desenvolvimento da educação básica (Ideb) e a porcentagem de jovens de 14 a 18 anos nas séries finais do ensino fundamental. Na escolha dos municípios a serem contemplados, considerou a universalização do atendimento aos territórios da cidadania, a alta porcentagem de extrema pobreza, municípios ou microrregiões com população acima de 50 mil habitantes e os municípios com arranjos produtivos locais (Apl).

Prefeita de Presidente Dutra visita o IFMA

Com o anúncio de que o Instituto Federal do Maranhão terá oito novos campi, sendo um deles em Presidente Dutra, a prefeita do município, Irene Soares, visitou a reitoria no dia (19) para tratar do processo de implantação da unidade.

 Para o reitor do IFMA, José Costa, a presença da prefeita demonstra o entusiasmo e o compromisso do município com o Instituto. “Esperamos que os prefeitos dos outros sete municípios contemplados também estejam com esse sentimento, porque as prefeituras terão papel importante na construção dos campi, como no caso da doação do terreno”. O reitor e a prefeita conversaram com um grupo de engenheiros do Instituto para que eles explicassem as características que o terreno deve ter para que possa receber o campus.

 O município de Presidente Dutra possui aproximadamente 44.500 habitantes e tem como principal atividade econômica o comércio. A prefeita Irene Soares veio à reitoria com a intenção de estabelecer uma parceria com o Instituto. “Acredito que a ida do IFMA para o nosso município irá gerar muitas oportunidades para os jovens, preparando eles para o mercado de trabalho e para a sociedade, por isso estamos colocando a prefeitura à disposição do Instituto”, afirmou Irene Soares.

 Além de Presidente Dutra, o IFMA terá novos campi nos municípios de São José de Ribamar, Itapecuru Mirim, Coelho Neto, Viana, Pedreiras, Grajaú e Araioses.

Texto de Mariela Carvalho 

Anúncios

Sobre São José dos Basílios

A equipe de autores deste blog são os(as) pacato(as) cidadãos(ãs) de São José dos Basílios que moraram/moram na cidade, mas que vivem inconformados com os desmandos que ocorrem na sociedade local, temos a pretensão de ser advogados do povo desfavorecido e que oferecem este espaço para informar os leitores locais, maranhenses e brasileiros sobre atualidades locais e regionais, fatos noticiosos que geralmente não são divulgados na grande mídia do clã Sarney.
Esse post foi publicado em Cidade, Estado, Início - Principal e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Boa notícia para cidades da região de Presidente Dutra

  1. michelle alinne fernandes campos disse:

    so aki em presidente dutra que nao tem nada mesmo começando da prefeita caninça.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s