A pedido de leitores, publicamos a última entrevista de “Chico Riograndense”

 

A Folha do Maranhão Central se preparava para voltar a circular ainda no final do ano passado, o que não possível. Mas nessa perspectiva, em meados do mês de outubro, o Editor deste noticioso – jornalista Josué Moura – esteve em Dom Pedro e entrevistou Chico Riograndense sobre a conjuntura pré-eleitoral em São José dos Basílios. Naquele momento, longe de imaginar o que lhe aconteceria Riograndense disse que era pré-candidato a prefeito e discorreu sobre o pleito de 2012. O ex-prefeito recebeu o jornalista em sua residência, em Dom Pedro e a entrevista foi testemunhada pelo comerciante “Vilson da Peoples”.

Eis a íntegra da entrevista:

Francisco Ferreira Souza, o “Chico Riograndense”, 70 anos, que foi prefeito por dois mandatos de São José dos Basílios, município localizado na região central maranhense, se prepara mais uma vez disputar o comando do município, depois de ter ajudado a colocar em seu lugar  o atual prefeito, João da Cruz, o “Joãozinho das Crianças”  que também deverá ir para a reeleição.

Hoje, João da Cruz e Chico Riograndense são adversários, mas segundo diz na entrevista, Riograndense ainda espera que o ex-amigo devolva a ele o apoio que recebeu na eleição passada.

Comedido nas palavras, sem querer atirar pedras no atual prefeito, Riograndense diz que o município não está esta bem, “apesar do prefeito está trabalhando”.

Chico Riograndense não pensa em se aposentar politicamente, acha que pode fazer muito mais ainda do que, segundo ele, teria feito como prefeito.  Por ter sido abandonado pelo aliado João da Cruz, retornar á prefeitura é uma questão de honra:

Folha – Como o Sr. Vê  hoje a situação de São José dos Basílios?

Chico – O município não está muito bem, mas  como  prefeito duas vezes, fizemos muita coisa que hoje garante uma situação razoável, levando em conta a situação em que vivem os municípios maranhenses e até do Brasil.

Folha – O senhor será candidato a prefeito novamente?

Chico – Sim, eu sou pré-candidato, elegi meu sucessor que hoje é meu adversário, tem direito a ser candidato a reeleição e deverá ser também candidato. Sendo assim teremos possivelmente lá três candidatos, eu, o João da Cruz e o João Barbosa.

Folha – Poderia haver uma aliança entre esses grupos, João da Cruz e João Barbosa, ou entre o senhor e um deles?

Chico – Eu serei candidato, não tenha dúvida disso, mas eu acho difícil o atual prefeito se juntar com o João Barbosa. Se o João da Cruz não for candidato, acho mais fácil ele se juntar comigo.

Folha – Mas por que ele não sairia candidato, existe algum impedimento?

Chico – Não há nenhum impedimento, mas pode ser que ele não saia candidato e resolva me apoiar, pois ele já me deve o voto, foi eleito por mim.

Folha – Mas o que se ouve falar é que existe hoje um clima de animosidade exarcebada entre vocês dois, “as pontes” entre vocês não foram queimadas?

Chico – Não, em política não existe uma situação de não voltar atrás. Você lembra que o Cafeteira era o maior adversário do Sarney? Hoje ele está no senado eleito pelo Sarney.

Folha – Mas será que ele poderia confiar no senhor, de que o senhor  não se vingaria dele, dando-lhe o troco na mesma moeda que dizem que ele lhe pagou?

Chico – Eu sou um homem de palavra, o que eu prometer eu cumpro.  Sei das dificuldades do João da Cruz, tá trabalhando, mas se ele quiser me apoiar terá novamente a minha lealdade.

Folha – Caso o senhor volte a ser prefeito de São José dos Basílios, quais as suas prioridades nessa nova fase?

Chico – São muitas. As estradas, melhorar as que existem e fazer asfalto , tanto na sede como no município. Além de melhorar ainda mais a oferta de serviços sociais para a população, a saúde básica e melhorar a qualidade  da Educação.

Sobre São José dos Basílios

A equipe de autores deste blog são os(as) pacato(as) cidadãos(ãs) de São José dos Basílios que moraram/moram na cidade, mas que vivem inconformados com os desmandos que ocorrem na sociedade local, temos a pretensão de ser advogados do povo desfavorecido e que oferecem este espaço para informar os leitores locais, maranhenses e brasileiros sobre atualidades locais e regionais, fatos noticiosos que geralmente não são divulgados na grande mídia do clã Sarney.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

