Ricardo Murad expõe a falta de comando de Roseana

Do Jornal Vias de Fato

Existem situações onde alguns dizem que “debaixo do angu, tem caroço”. Mas, uma recente confusão palaciana no Maranhão, demonstra que hoje, no grupo Sarney, tem um caroço que está em cima do angu…

Se depender de Ricardo Murad, Luis Fernando Silva, o atual chefe da Casa Civil do governo maranhense, não se elegerá nem presidente de associação de bairro em São José de Ribamar. Atual Secretário de Saúde do Estado e cunhado de Roseana e de Fernando Sarney, Ricardo tem trabalhado, insistentemente, para desmoralizá-lo. E tem conseguido, por incrível que pareça, usando e abusando de empregados do próprio Sistema Mirante!

Ironicamente, Luís Fernando Silva, uma espécie de padrinho do Geia (a ong de Jorge Murad), é o mesmo que foi apontado, há um ano, pela mídia de José Sarney, como pré-candidato da oligarquia ao governo do Maranhão, em 2014. Hoje, com os ataques sofridos, ele perdeu muito terreno e é tido por muitos como uma carta fora do baralho. Quem está com a bola toda é o senador Edison Lobão, atual ministro das Minas e Energia e pai do tristemente famoso, Edinho Lobão. Do alto dos seus quase 80 anos, este ex-capacho da ditadura militar, hoje colado em Dilma Rousseff, aparece como o provável candidato para “renovar” o poder da oligarquia local.

E nesta novela que envolve o apetite de Sarneys, Murads, Lobões e Lobinhos, Luís Fernando, faz o papel de bode expiatório. Ricardo lhe escolheu como alvo inicial, porque ainda tem vivo na memória o ocorrido na última eleição para a presidência da Assembleia, onde ele era tido e havido, por toda classe política do Maranhão, como o nome que iria presidir o Poder Legislativo, por longos anos… Mas, em janeiro do ano passado, Ricardão foi abatido em pleno vôo, às vésperas daquele pleito, por uma manobra arquitetada por Roseana e Jorge Murad, tendo como cúmplices Fernando Sarney e Edmar Cutrim, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

A ideia deles era trair o parente para eleger Max Barros. Mas, no apagar das luzes, a situação saiu do controle do “primeiro casal”, pois Fernando e Edmar, os operadores, deram uma de “João sem braço” e garantiram a eleição do veterano Arnaldo Melo, inclusive, lhe convencendo a entrar na disputa.

Naquela eleição, apesar da surpresa de última hora – vendida pela mídia da família Sarney-Murad como uma rebelião dos deputados novatos – o “problema palaciano” estava resolvido, pois o indesejado não conseguiu o seu objetivo. E na época, Luis Fernando, já Chefe da Casa Civil, sabia exatamente qual o interesse do comando governista e, bem mandado, cruzou os braços diante dos planos e da posterior agonia de Ricardo Murad. E hoje, como Ricardo não pode (ainda) dar o troco naqueles que verdadeiramente lhe puxaram o tapete, sobrou para Luís Fernando.

Sucessão deflagrada – Roseana ainda está no segundo ano daquilo que ela prometeu ser o “melhor governo de sua vida”. Mas, estes problemas internos já precipitaram as ações visando a sua sucessão, deixando evidente a dificuldade dela de exercer o comando político do grupo estruturado sob o poder de seu pai (estamos falando de comando, não confundir com grosserias e ataques histéricos).

Uma matéria publicada no último dia 15 de março, na mídia do Sarney, mostra que existe hoje uma preocupação diante deste problema, evidenciado pelas pancadas contra Luís Fernando. Um relese distribuído pela Secom, falando do “governo itinerante”, dizia que “Roseana uniu todas as correntes políticas de Codó”. Indiferente a qualquer obra, a intenção foi mostrar uma suposta “capacidade de articulação e aglutinação” de Roseana. Enfim, um texto tentando tapar o sol com a peneira, beirando a idiotice… Ninguém é liderado por Roseana! Todos estão em torno do governo, enquanto houver governo…

A verdade é que La Rose, que sempre foi bancada na marra pelos devaneios de José Sarney, pode está começando a viver o seu ocaso. As primeiras peças para 2014 foram mexidas, sem a participação do Palácio, onde ela ainda está instalada. Enquanto segue olhando para o baralho, peças importantes do xadrez político são movidas longe de sua interferência. Ricardo Murad, por exemplo, já fechou com seu velho amigo Lobão, deixando claro, publicamente, ao atacar Luis Fernando, que não considera a liderança do “primeiro casal”.

Na Assembleia, o incolor Arnaldo Melo, que tem a possibilidade regimental de disputar a reeleição, é o candidato natural, tendo inclusive certa simpatia de José Sarney. Mas, Roseana e Jorge tentarão mais uma vez fazer de Max Barros o presidente do Poder Legislativo maranhense, para que ele tenha a possibilidade de assumir o governo do Estado em 2014, já que todos apostam que Washington (o vice sem voto) será “convidado” a renunciar ao posto, ganhando algum prêmio de consolação (que dificilmente será a prefeitura de São Luís).

Com Max no governo, Roseana e o marido imaginam poder impor o candidato na sucessão. Se não for com Luis Fernando, eles iriam com o próprio Max, ou até com Gastão Vieira (hoje Ministro de Estado). Mas, Lobão, o senador da TV Difusora, é a pior opção para eles.

Já diziam as velhas raposas, que política é como nuvem, hora está com uma forma e, quando se olha novamente, ela já mudou. Mas, a preço de hoje, é possível que uma nova operação para empurrar o nome de Max Barros goela abaixo da Assembléia, poderá ter, mais uma vez, um alto custo para Roseana, Jorge e o desgoverno… Como costuma dizer a desembargadora Nelma Sarney, sem pedir segredo, isso é coisa de curriola!

 

Sobre São José dos Basílios

A equipe de autores deste blog são os(as) pacato(as) cidadãos(ãs) de São José dos Basílios que moraram/moram na cidade, mas que vivem inconformados com os desmandos que ocorrem na sociedade local, temos a pretensão de ser advogados do povo desfavorecido e que oferecem este espaço para informar os leitores locais, maranhenses e brasileiros sobre atualidades locais e regionais, fatos noticiosos que geralmente não são divulgados na grande mídia do clã Sarney.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s