DEU NA FOLHA DO MA. CENTRAL: Único Hospital de São José dos Basílios está fechado há mais de oito anos

A saúde no Maranhão, apesar da farta propaganda do governo continua uma calamidade, principalmente nos grotões mais atrasados: único hospital da cidade de São José dos Basílios, cidade localizada na região Central do Maranhão está fechado desde ano de 2004. 

Imagem

Centro de atendimento ou Hospital Jean Carvalho, tinha 4 enfermarias, 2 consultórios e 1 centro cirúrgico, além dos 4 quatro médicos que revezavam o atendimento em todas as especialidades.

“Naquela época isso era o suficiente para atender a demanda de nosso município”, informou a senhora Francisca Leite (53 anos) ou “Dona Di Assis” como é mais conhecida, que exercia a função de Secretária Administrativa do Hospital, e lembra muito bem o tempo em que ele ainda funcionava.

“Eram muitos atendimentos, de pessoas que vinham de toda a região, inclusive do sertão. Tínhamos médicos o tempo todo e lembro quantas vidas foram salvas pelo Dr. Jean  Carvalho, quando ele mesmo fazia o atendimento” completou.

O Hospital foi construído e inaugurado pelo então médico e deputado estadual Dr. Jean Carvalho, falecido em um acidente aéreo, mas fechou suas portas após cortes no orçamento do SUS, única verba que sustentava o seu atendimento.

Segundo informações prestadas pela vizinhança, D. Clea Maria, viúva e herdeira de Jean, tentou por várias oportunidade alugar o prédio para a prefeitura de São José dos Basílios, na época administrada pelo prefeito Chico Rio Grandense, mas por conta do alto custo de funcionamento e os recursos do SUS não serem municipalizados, o acordo não chegou a ser concretizado.

Para suprir à necessidade da população a prefeitura disponibilizou um posto de saúde, que vem servindo como único meio de atendimento a população de 7.496 habitantes, os demais atendimentos, principalmente os que necessitam de uma atenção especializada ou de emergência, são encaminhados para a cidade de Presidente Dutra ou até mesmo para a capital do Estado, São Luis.

Por conta dessa dificuldade no atendimento de emergência, é comum ouvir as reclamações da comunidade com relação ao descaso do poder publico municipal, que mesmo sendo aliado do governo do Estado, não tem conseguido transferir o apoio a uma condição melhor á aquele município. (Folha do Maranhão Central, Edição 32, de 25 de dezembro de 2012)

Sobre São José dos Basílios

A equipe de autores deste blog são os(as) pacato(as) cidadãos(ãs) de São José dos Basílios que moraram/moram na cidade, mas que vivem inconformados com os desmandos que ocorrem na sociedade local, temos a pretensão de ser advogados do povo desfavorecido e que oferecem este espaço para informar os leitores locais, maranhenses e brasileiros sobre atualidades locais e regionais, fatos noticiosos que geralmente não são divulgados na grande mídia do clã Sarney.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s