AS PEÇAS DO TABULEIRO NO XADREZ DA POLÍTICA DO MARANHÃO JÁ ESTÃO POSICIONADAS

Roseana Sarney será defenestrada e Max Barros se aquece para assumir o Governo do Estado

Evan de Andrade

 ImagemAs peças do tabuleiro estão sendo posicionadas. É que o grupo Sarney já se prepara para manter-se no poder caso a excelentíssima senhora governadora do Estado do Maranhão Roseana Sarney, seja catapultada do cargo por corrupção eleitoral.
 
Para manter-se no poder, o grupo precisa controlar a máquina do estado, no intuito de “coordenar” as eleições de 2014, além de “investir” os cinco bilhões que tomou emprestado nos últimos anos.
 
Pelas regras do jogo, na linha de sucessão ao comando estadual, está o atual presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Arnaldo Melo, que apesar dos esforços, em rezar pela cartilha do grupo Sarney, não é pessoa de confiança. Afinal, Arnaldo Melo não participou das mesmas sessões de “rufagem do tambor” em Codó, “con la madre de los santos, bita del barón”.
 
 Grandes “escambos” requerem grandes cargos.
 
ImagemO movimento da peça “Arnaldo Melo” requer uma engenharia simples. O nobre deputado será colocado como conselheiro no Tribunal de Contas do Estado do Maranhão Governadora Roseana Sarney – TCE-MA (sic). Cargo que Arnaldo não terá nada do que reclamar. Não só pelo contracheque extraordinário. Mas, também, onde poderá “tratar” diretamente com centenas de prefeitos encaracolados em suas demonstrações contábeis.
 
Arnaldo ainda poderá negociar apoio eleitoral a um parente próximo. Outro ponto positivo, desta movimentação, é que Arnaldo não enfrentar mais as urnas.
 
 
Sancho Pança Hostilio labaredou Tatá…
 
ImagemMas temos outra peça atrapalhando a jogada. O secretário de saúde, vice-presidente da Assembleia, e cunhado de Roseana Sarney, o pródigo Ricardo Murad… Ôpa! Para por ai, alias, tínhamos! Já foi catapultado pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia. Vale lembrar que tal comissão era presidida pelo deputado Tatá Milhomem, aliado do ex-governador e pré-candidato Edison Lobão.
 Imagem
Por conta de seu novo parecer, o deputado Tatá foi zurzido pelo fiel esculdeiro de Ricardo Murad, Sancho Pança Hostilio, que em seu blog fez duras postagens a Tatá Mil homens, chamando-o até de simples suplente – la ralé.
 
Afinal, Ricardo poderia assumir o executivo estadual e o professor Caio Hostilio virá Secretário de Comunicação ou Educação e nunca mais andar de ônibus. Ufa! Mais uma vez Ricardo bate na trave!
 
 Com a faca no pescoço, Ricardo teve que escolher. Preferiu ficar na Secretaria de Saúde, pois, lá tem mais $.U.S.tento. E essa história de se torna governador, via assembleia, esta no campo das possibilidades. Ainda mais agora… Que as contas não estão fechando…
 
E já imaginou se o sucessor de Ricardo na SES for da mesma escola de Edivaldo Holanda Junior? Será que, até a delegacia de roubos e furtos não entrará no caso? Igual fizeram com o “Ixpiriente” João Castelo? (sic).
 
Mas quem se importa com o sonho de ser governador? Pois, agora finalmente “Dulcinéia del Toboso” recuperou a antiga dinastia Coroataense.
 
Mais movimentações…
 
ImagemEnquanto as peças indesejáveis são relocadas para os cantos do tabuleiro. Direto da cozinha de Sarney surge o deputado Max Barros. Retirado da Secretaria de Infraestrutura para a vice-presidência da Assembleia. Luis Fernando, ex-secretário da Casa Civil, foi movimentado para o lugar de Max – a Infrae$trutura.
 
Luis Fernando conhece pouco do Maranhão e, para se enturmar com a classe política do estado teve que passar uns dias chefiando a Casa Cívil. Em seu auxilio contou com o mestre e o futuro Deputado Federal, Hildo Rocha, que na função de tutor levava-o para cima e para baixo, da igreja ao despacho.
 
Agora, Luís Fernando precisa convencer o povo de que é um “homem trabalhadoooor”. E na Secretaria de Infraestrutura terá a oportunidade de aparece diuturnamente no jornal da família, cortando a faixa de inauguração das dezenas de obras federais, já engatilhadas…  
Enquanto os Sarneys analisam cada lance do jogo, dá pena ver vice-governador petista, Washington Luis zanzando de um lado para o outro, tentando preparar o terreno de sua candidatura a Assembleia Legislativa.

Sobre São José dos Basílios

A equipe de autores deste blog são os(as) pacato(as) cidadãos(ãs) de São José dos Basílios que moraram/moram na cidade, mas que vivem inconformados com os desmandos que ocorrem na sociedade local, temos a pretensão de ser advogados do povo desfavorecido e que oferecem este espaço para informar os leitores locais, maranhenses e brasileiros sobre atualidades locais e regionais, fatos noticiosos que geralmente não são divulgados na grande mídia do clã Sarney.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s