CEMAR divulga projetos sociais aprovados via BNDES, associação de São José foi contemplada

CEMAR divulga projetos aprovados via BNDES

Ao todo serão mais de dois milhões de reais investidos em nove instituições em todo Maranhão

A parceria entre a CEMAR e o BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Social – cresceu e, agora irá investir mais de dois milhões de reais em projetos sociais em 2013/2014. Esta iniciativa deve mudar a vida de centenas de pessoas em nove instituições beneficentes em todo o Estado. A Companhia analisou todos os projetos que recebeu durante o período de abertura do Edital de Seleção Pública, conferiu em campo a situação de cada um deles, e por fim selecionou sete cidades: São Luís, Caxias, Balsas, Santa Inês, Açailândia, Codó e São José dos Basílios.  

“Trabalhar com ações que visem o bem estar social tem sido prioridade de várias organizações ao eleger projetos para concessão de apoio. É nessa perspectiva que a CEMAR lança um projeto de intervenção social com foco no desenvolvimento da educação e da cultura. O projeto tem por objetivo construção e reforma de quatro instituições beneficentes em municípios diferentes, a fim de melhorar a qualidade de vida das famílias maranhenses atendidas pelas instituições contempladas”, explica o gerente de Comunicação e Marketing, Carlos Hubert.

As entidades beneficiadas, além da reforma, construção ou reconstrução física de seus prédios, recebem também mobília adequada para suas atividades, eletrodomésticos, acessórios educativos e até veículos, segundo suas áreas de atuação e necessidades. Algumas das organizações já beneficiadas foram contempladas, por exemplo, com quadra, campo para a prática de esportes, cantina, secretaria, playground, reforma do ônibus escolar, brinquedoteca, e até sistema de abastecimento de água.

Trabalhando como agente social, a CEMAR busca construir uma cidadania compartilhada, contribuindo para diminuir os impactos das desigualdades sociais. O objetivo dos investimentos realizados em parceria com BNDES em projetos e ações sociais é promover benefícios mútuos entre a Companhia e a comunidade, melhorando a qualidade de vida de todas as partes envolvidas.

As instituições contempladas foram: Sociedade de São Vicente de Paulo/Creche- Escola Comunitária de Educação Infantil – em Caxias, Formação Sócio-Transformadora – Projeto Trisidela – em Balsas,  Centro Estadual de Referência em Comercialização dos Produtos da Agricultura Familiar da Rede Mandioca – CÁRITAS BRASILEIRA – em São Luís, Centro Educacional Profissional do Coroadinho/CPEC – em São Luís, Centro Educacional Eurípedes Barsanulfo – CEEB – em Santa Inês, Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos (CDVDH/CB) – Açailândia, Projeto de Educação para Qualificação Profissional, projeto em parceria com o SENAI – Maranhão, Associação Comunitária dos Trabalhadores no Beneficiamento do Babaçu – em Codó, Associação das Quebradeiras de Coco Babaçu São José dos Brasílios – Centro de Beneficiamento do Babaçu – em São José dos Brasílios.

2012 – Ano passado essa mesma parceria rendeu bons frutos. O investimento foi de um milhão de reais, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento do Estado do Maranhão. Em parceria com o BNDES, a CEMAR investiu em 4 grandes projetos sociais, incluindo a construção da Creche Escola Mãe Firmina – Bacabal, a reforma do centro e construção de quadras e playground no Centro Educacional São Raimundo Nonato – Timon, a reconstrução, ampliação e equipagem da Associação Carente São Benedito do Bairro de Fátima – São Luís e a ampliação, reforma e modernização de toda a estrutura da Associação Maranatha de Assistência Social – AMAS em Imperatriz.  (Assessoria de Imprensa da CEMAR)

A iniciativa privada contribui muito pra promoção do expansionismo social e essa parceria da Associação das Quebradeiras de Coco Babaçu (AQCB) de São José dos Basílios e CEMAR/BNDES, com a assinatura do convênio CEMAR AQCB. As quebradeiras fizeram uma recepção calorosa com direito à faixa na entrada principal da cidade e até uma música feita especialmente pra CEMAR agradecendo o projeto, cerca de 100 quebradeiras participaram do evento. O projeto orçado em mais de R$200.000,00 (Duzentos mil reais) contempla a construção de uma fábrica de sabão e sabonete, a reforma e ampliação da fábrica de óleo (já em funcionamento desde 2004) e a aquisição de um veículo para transporte do sabão, sabonete e demais derivados do babaçu. Pensando em gerenciar bem este projeto as quebradeiras farão um curso com o Sebrae.

Neste ano de 2013 a Associação das Quebradeiras de Coco Babaçu (AQCB) foi declarada como instituição de relevante interesse público pela Câmara Municipal de Vereadores de São José dos Basílios o que fortalece mais ainda as ações dessa instituição que tem como intuito buscar a justiça social sem buscar exclusivamente o benemérito público o qual nossa sociedade está tão acostumada, o exemplo da AQCB deve nortear o desenvolvimento social no Maranhão, onde a sociedade organizada busca por si só sobressair ao status quo onde impera a desigualdade social.

Abaixo fotos da assinatura do convênio:

T3 T3 T3 T3

T3

T3

Sobre São José dos Basílios

A equipe de autores deste blog são os(as) pacato(as) cidadãos(ãs) de São José dos Basílios que moraram/moram na cidade, mas que vivem inconformados com os desmandos que ocorrem na sociedade local, temos a pretensão de ser advogados do povo desfavorecido e que oferecem este espaço para informar os leitores locais, maranhenses e brasileiros sobre atualidades locais e regionais, fatos noticiosos que geralmente não são divulgados na grande mídia do clã Sarney.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s