De arma em punho, guarda-costas da famíglia Riograndense ameaça moradores, realiza disparos em bar, detona posto de combustível, rouba moto e agride senhora de 86 anos.

Em São José dos Basílios é assim: Sob o olhar complacente do prefeito, seus capangas aterrorizam a população e declaram abertamente que quem faz parte do governo coronelista tudo pode fazer, sem que sofra qualquer tipo de repreensão.

Embora pareça exagero ou sensacionalismo, a descrição dos atos de vandalismo aqui citados, é o mais autêntico relato dos fatos ocorridos no primeiro dia do ano de 2014, no povoado Centro dos Rodrigues, município de Santo Antonio do Lopes, há pouco mais de 30 km da sede São José dos Basílios, onde segundo depoimentos de moradores, um homem identificado como Mauro, teria invadido o povoado, espalhando terror entre os moradores. Antonio Mauro que é guarda-costas da família do prefeito de São José dos Basílios, Walter Riograndense, já teria participado de outro episódio no ano de 2013, onde vários jagunços do prefeito estiveram na sede da Associação das Quebradeiras de Coco, em atitude intimidatória contra o Ativista da Comissão Pastoral da Terra – CPT, Marcos Robério. A “visita” inesperada aconteceu logo após Robério ter usado a Rádio Comunitária da cidade para denunciar as más práticas da gestão municipal.

Segundo relatos de moradores do povoado Centro dos Rodrigues, Mauro chegou ao povoado por volta de 13:00 horas logo após ter deixado uns policiais militares que ficaram de plantão no reiveillon. Mauro chegou ao bar conhecido como “Bar do Marcelo”, em companhia de um outro homem não identificado pelos moradores e de mais duas mulheres, após ter sido atendido, irritou-se com o proprietário, contra o qual efetuou dois tiros de pistola, não chegando a atingir a vítima.

Aparentando sinais de embriaguez, o meliante ainda destruiu o filtro de óleo ao jogar o veículo sobre as bombas do posto de combustíveis do povoado, que é de propriedade do Jovem empresário Marcone Lima, principal fornecedor de combustíveis para o candidato que disputou as últimas eleições contra Wálter Riograndense.

No ato de vandalismo, o carro, um fiat strada de propriedade do secretário adjunto de obras e namorado da secretária municipal de saúde e irmã do prefeito, ficou preso aos equipamentos. Irritado com a situação e sem ter como fugir do local, Antonio Mauro teria abordado um motociclista e dando-lhe voz de assalto, obrigou-o a entregar a chave de sua moto, para tanto conduziu a vítima até as dependências de sua residência, onde o acompanhava sempre ameaçando com uma arma em punho, aterrorizando crianças e chegando até mesmo a agredir fisicamente a idosa avó da vítima. Após concretizar o assalto da motocicleta, Antonio Mauro evadiu-se do local atirando para todos os lados, deixando para trás toda a população em pânico. Decorrente disso, a esposa do rapaz assaltado que estava grávida, infelizmente perdeu o filho.

A lavradora Maria Benta da Cruz Silva, proprietária da residência invadida relatou que em sua abordagem o elemento foi extremamente agressivo e que não poupou nem mesmo sua mãe, de 86 anos, agredindo a idosa e espalhando pânico também entre as crianças da casa.

Embora nem todos os moradores saibam identificar o meliante, todos os qualificam-no como o “segurança” particular da família do prefeito da São José dos Basílios. Moradores do povoado afirmaram que o irmão do prefeito, Mardem Riograndense esteve no povoado na quinta-feira, 02 e prometeu pagar o prejuízo de pouco mais de R$5.000,00 ao proprietário do posto, pagamento este, que até a conclusão desta matéria, o proprietário afirmou para um cliente que abasteceu no Posto Lima, em São José dos Basílios, que ainda não foi efetuado.

Sobre São José dos Basílios

A equipe de autores deste blog são os(as) pacato(as) cidadãos(ãs) de São José dos Basílios que moraram/moram na cidade, mas que vivem inconformados com os desmandos que ocorrem na sociedade local, temos a pretensão de ser advogados do povo desfavorecido e que oferecem este espaço para informar os leitores locais, maranhenses e brasileiros sobre atualidades locais e regionais, fatos noticiosos que geralmente não são divulgados na grande mídia do clã Sarney.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário